terça-feira, 8 de outubro de 2013

Como escrever bem (parte 1)

Bom, o post ficaria grande demais, então resolvi dividi-lo em duas partes. A primeira está aqui.

Como o título explica, dessa vez tentarei dar algumas dicas de como escrever melhor. Tá, não sou nenhuma expert no ramo, mas vou dar o meu melhor.

Sendo escritora de fanfictions como eu poderia não saber de pelo menos algumas coisinhas?
Se não tiver nada em mente nem adianta querer começar a escrever não é?

Então pegue aquele momento em que você se sente super inspirado, lápis, borracha e um caderno e comece a rabiscar tudo o que lhe vier na mente.

Ouça música        

Algumas pessoas dizem que a música ajuda muito na hora de escrever. Eu sou uma delas. No meu caso eu não as escuto porque estou me sentindo como tal música. Eu as escuto pra entrar no personagem, no caso narrador.

Por exemplo, para criar aquele momento fofo e romântico que tal ouvir um pop ou músicas um pouco mais puxadas para uma batida lenta e gostosa de ouvir? Taylor Swift, Selena Gomes e Brigit Mendler, The Wanted e Demi Lovato são uma boa pedida.

Ou então aquele momento de ação a mil por hora onde o personagem não vê escapatória além de lutar... Escute músicas bem animadas. Milhares de bandas de rock estão aí. Memphis May Fire, Sleeping with Sirens, Falling in Reverse e Sum41 são apenas algumas com coisas ótimas para escutar nesses momentos.

Não tem ação ou romance, sem problemas. Se no caso da sua história ser drama, que tal ouvir algumas músicas mais tristes? Aí já vai da personalidade e gosto. Para algumas pessoa uma música pode ser super triste e para outra nem tanto. Eu costumo ouvir umas com ritmo suave, trilhas sonoras de animes ou filmes dramáticos até mesmo música clássica.

Algo mais sombrio? Músicas de suspense sem letra ou um rock um pouco mais pesado ajudam.
Por aí vai.

Crie uma rotina de escrita

Está aí uma coisa que eu não consigo seguir de qualquer jeito não importa o que me digam. Eu sempre tento, me esforço, mas não adianta, não tenho horário. Porém.... Isso não impede vocês de terem não é?

Os autores de livros renomados escreviam cerca de 2000 palavras por dia. Como eu sei isso? Não me perguntem, apenas vi em alguns lugares por aí. Sente-se na cadeira com o caderno ou notebook em mãos e deixe todos os seus pensamentos se converterem na história.

Se suas ideias vem de manhã, escreva de manhã. A tarde, faça-o a tarde e assim por diante. No meu caso, minha mente se abre de madrugada, o que é um sério problema para mim... Se meus pais me pegam acordada depois do toque de recolher... Aí já viram não é?

Escreva todo dia, sem falta. É um grande passo fazer isso, por que à medida que seu corpo se estabelece com o horário da escrita, sua imaginação flui mais facilmente naquele horário, e assim fica mais fácil escrever.

Fique longe de distrações.

Vá para um lugar calmo com um bloquinho, fones de ouvido e escreva.

Deixe sempre por perto uma garrafa d’agua, ou alguma coisa leve para comer. Não tome café ou coisas com cafeína. Isso ajuda a distrair além de te deixar desidratado. Isso, largue esse copo de coca que tem na mão e tome água!

Escrever no notebook também não é bom, afinal, temos wi-fi, facebook, tumblr, sites legais e isso nos deixa mais longe do objetivo final: A história.

Celular; deixe longe. Imagine, você está no meio de seu brainstorming e de repente o celular toca. Você fala com quem te ligou, e então puf, toda a criatividade some.

Dê preferencia a um lugar fresco e claro. Até porque ninguém quer forçar a vista e morrer de calor não é?


Anote todas as ideias que tiver num papel.

Esteja aberto a novas possibilidades e não fique se punindo. Dizer “A história está uma droga” “Eu nunca vou conseguir chegar aos pés de tal autor que eu adoro”. Ah isso é o pior. Acredite, como alguém muito pessimista, eu sei bem o que é isso. Permita-se errar, afinal, Errar é humano não?

Descanse bastante e esteja relaxado.

Arrisque-se nas ideias e não tenha medo nenhum de quebrar regras.

Limpe seu local de trabalho, e então, quando finalmente tiver algo para escrever em mente... Comece a escrever.


Nenhum comentário:

Postar um comentário